Colaboradores

De DigaaiWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Os Colaboradores(as) do DigaaiWiki são os responsáveis pela criação e edição dos conteúdos do site. Qualquer dúvida e/ou sugestão basta entrar em contato com algum deles. Caso queira se tornar um Colaborador(a) entre em contato com os Administradores(as).


Lista de Colaboradores(as):

A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Alvaro Lima


Nascido em São Luís do Maranhão, Alvaro Lima mora em Boston por 23 anos com a sua esposa e dois filhos e aspira ser um um bom ancestral. Em 2008 ele fundou a empresa Digaai World Inc. que hospeda o digaai.com e o DigaaiWiki.

Desde 2004 ele exerce a função de Diretor de Pesquisas da Prefeitura de Boston (Boston Redevelopment Authority). Antes de trabalhar na Prefeitura, atuou como Vice-Presidente e Diretor de Pesquisas da Initiative for a Competitive Inner City (ICIC), uma organização fundada pelo professor Michael Porter da Universidade de Harvard . Antes de ingressar na ICIC era Diretor de Desenvolvimento Econômico da empresa de desenvolvimento economico - Urban Edge com sede em Boston. Trabalhou também como Chefe do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Ministério da Indústria e Energia de Moçambique. Quando residia no Brasil foi Coordenador de Projetos de Desenvolvimento Regional do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES. Alvaro Lima tem mestrado em economia pela New School for Social Research.


Contato: alvaro@digaai.com


A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Lilian Hatano



Nascida em Minas Gerais, vivia no Rio de Janeiro antes de se mudar para o Japão em 1993 onde concluiu seu Mestrado e Doutorado em língua e cultura na Universidade de Osaka onde defendeu a tese intitulada "Usage of Names among minorities in Japan – The case of nikkeijin children in Japanese schools." Lilian é ainda graduada em Letras Português/Japonês e em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2010 é Professora Adjunta da Kinki University - Departamento de Sociologia Aplicada em Higashi-Osaka, Osaka, Japão. Entre 2004 e Março de 2010 foi Professora Adjunta da Konan Women’s University - Departamento de Comunicação Multicultural - em Kobe, no Japão. Antes, entre 2001 e 2004, foi Professora Assistente da Konan Women’s University - Departamento de Estudos Multicultural em Kobe, Japão.


Contato: lilian@socio.kindai.ac.jp



A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Teresa Sales



Socióloga, doutora pela USP e Professora Livre Docente pela UNICAMP, onde lecionou até 2005, foi também visiting scholar do MIT e de Harvard, pesquisadora e diretora do CEBRAP e presidente do Centro Josué de Castro. É autora de Cortez – A Saga de um Sonhador (São Paulo, Cortez, 2010); Brasileiros Longe de Casa (São Paulo, Cortez, 1999 – publicado em New York: Brazilians away from Home, CMS, 2003); Agreste, Agrestes (Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982); Cassacos e Corumbas (São Paulo, Ática, 1977). Fundadora e membro do Conselho Editorial da Revista Será?


Contato: tsales@uol.com.br




A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Flávio Carvalho


Licenciado em Sociologia (Ciências Sociais), também obteve o diploma de Bacharel estudando Antropologia na mesma Universidade Federal de Pernambuco, onde mais tarde cursou o Mestrado de Ciência Política. Formou-se em educação popular freireana na Escola Quilombo dos Palmares e foi educador popular e sindical na Federação dos Trabalhadores na Agricultura e na CUT, além de educador voluntário em projetos do MST. Fundador do Coletivo Pernambucano de Fotografia, foi guarda portuário e bancário, diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Trabalhou como consultor da UNESCO, da FAO/ONU e dos Ministérios da Cultura e do Desenvolvimento Agrário. Por amor a Laura, o pernambucano migrou a Barcelona, onde fez uma pós-graduação em Mediação Intercultural na Universidade de Girona e estudou Democracia Participativa e Participação Cidadã na Fundação Jaume Bofill. Autor de vários textos sobre sua experiência pessoal, profissional e política de migrar, fundou e foi o primeiro presidente da Associação Coletivo Brasil Catalunya, fez parte da primeira coordenação da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa, foi condecorado pelo Governo do Brasil com a medalha do mérito da Ordem do Rio Branco pelos serviços voluntários prestados aos brasileiros no mundo e foi eleito Conselheiro e vice-presidente do Conselho de Representante dos Brasileiros no Exterior. Em Barcelona, trabalhou colhendo uva, como varredor de rua, jardineiro, cuidador de cemitério, coordenador de projetos de desenvolvimento comunitário e imigração (para a Federação das Associações de Moradores e para a Prefeitura de Barcelona – Instituto Municipal de Educação), fazendo palestras e dando aulas sobre interculturalidade e espaço público na Escola de Polícia, como formador do Instituto de Segurança Pública da Catalunya. Trabalhou como contínuo e atendente ao público no Centro Cultural do Brasil em Barcelona e atualmente trabalha no Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, onde entrou por concurso público para auxiliar administrativo. Pai de dois filhos, prioriza sempre estar com eles e com Laura.


Contato: cbrasilcatalunya@gmail.com


A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Alan Marcus


Alan Patrick Marcus earned is Ph.D. and M.A. at the University of Massachusetts (Amherst) in Geosciences, and has published his research work in book-chapters and academic journals such as the Geographical Review and the Annals of the Association of American Geographers. Recently he published a textbook on Brazil, "Towards Rethinking Brazil" (Wiley & Sons).

Alan Patrick Marcus tem Ph.D. e Mestrado pela Universidade de Massachusetts (Amherst) em Geociências. Alan tem vários trabalhos de pesquisa publicados em capítulos de livros e revistas acadêmicas, tais como a Geographical Review e os Annals of the Association of American Geographeres. Recentemente, ele publicou um livro sobre o Brasil "Towards Rethinking Brazil" (Wiley & Sons).


Contato: amarcus@towson.edu



A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Bela Feldman-Bianco


Bela Feldman-Bianco, PhD em Antropologia pela Columbia University com pós-doutorado em História por Yale, é professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UNICAMP, onde também dirige o Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI). Atualmente, está finalizando o seu mandato como presidente da Associação Brasileira de Antropologia (2011-2012). Também coordena o Grupo de Trabalho Migración, Cultura y Política da CLACSO (Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais 2011 a 2013), e o Comitê de Antropologias Mundiais da Associação Americana de Antropologia (2012-2015). Além do premiado vídeo-etnográfico Saudade (Watertown, Documentary Educational Resources, 1991, 58 min), publicou inúmeros artigos no Brasil e no exterior. Entre seus livros, destacam-se La Construcción Social del Sujeto Migrante em América Latina: Prácticas, Representaciones y Categorias (Quito: Flacso Equador, Clacso e Universidad Alberto Hurtado, 2011 em co-organização com Liliana Sanchez Rivera, Carolina Stefoni e Marta Villa Martinez), Nações e Diásporas: Estudos Comparativos entre Brasil e Portugal (Campinas: Editora da Unicamp 2010) e Trânsitos Coloniais: Diálogos Críticos Luso-Brasileiros, (Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2002; Editora Unicamp 2007), com C. Bastos e M. Vale de Almeida.


Contato: bfb@uol.com.br


Rodrigo Borges Delfim, Nascido em Santo André (SP), Rodrigo Borges Delfim é formado em Jornalismo pela PUC-SP. Trabalha no setor de Novas Mídias do portal UOL e tem como projeto pessoal o blog MigraMundo, no qual aborda questões ligadas às migrações. Também já escreveu no blog Rumo ao Leste, dedicado a informações e fatos históricos de países da Europa oriental.


Contato: rodrigobdelfim@gmail.com


A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Marcos Viana


Nascido em Belo Horizonte, Marcos Viana vive em Amsterdam a 16 anos com a esposa e três filhas. Fundador da Fundação Tenda, que assiste aos luso e espano falantes nos Países Baixos desenvolvendo trabalho de recuperação e acompanhamento de dependentes químicos e vitimas do tráfico de pessoas e entorpecentes. Ministro da Comunidade Cristã em Amsterdam, comunidade que congrega Brasileiros, Portugueses, Angolanos e Holandeses desde 1993.

Marcos formou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia Shalom, com ênfase em Apologética, Religiões e Seitas, Psicologia e Missões. Na veia profissional tem formação Técnica em Contabilidade, Programação e Análise de Sistemas. Participou de vários projetos de planejamento estratégico e apoio informático a analise de organização e métodos (O&M), controle de acesso, armazenamento magnético de documentos, reconhecimento óptico de caracteres (OCR), construção de redes locais, suporte de hardware e consultoria técnica de licitações.

Foi relator para a Europa na I Conferência Brasileiros no Mundo e membro do Conselho Provisório dos Brasileiros no Mundo, membro do Conselho de Cidadãos dos Países Baixos (Primeira formação), participação como conselheiro no Conselho Provisório de Cidadania dos Países Baixos. Participação nas I, II e III Conferencias Brasileiros no Mundo. Desenvolve ainda trabalho voluntário de apoio a assistência consular junto ao Consulado Geral do Brasil em Rotterdam.


Contato: m.rochaviana1@chello.nl


Sueli Siqueira,


Contato: suelisq@hotmail.com


A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Cesar Barroso


Cesar Barroso é jornalista, fotojornalista e fotógrafo de arte, original do Rio de Janeiro. Reside em Miami desde 1995. Estudou filosofia e línguas estrangeiras em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, e cursou jornalismo pela University of Massachusetts/Amherst. Foi repórter do Jornal do Brasil e escreve e fotografa esporadicamente para as revistas brasileiras Época Negócios e Viaje Mais. É editor da revista online Miami Hoje - www.miamihoje.com. Como fotógrafo de arte fez exposições no Brasil, Itália e Estados Unidos.


Contato: cesar@miamihoje.com




A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Maxine L. Margolis



Maxine L. Margolis is Professor Emerita of Anthropology and Latin American Studies at the University of Florida and Adjunct Senior Research Scholar at the Institute for Latin American Studies at Columbia University. She is the author of Little Brazil: An Ethnography of Brazilian Immigrants in New York City; True to Her Nature: Changing Advice to American Women; An Invisible Minority: Brazilians in New York City and most recently, Goodbye, Brazil: Emigres from the Land of Soccer and Samba. She was inducted into the American Academy of Arts and Sciences in 2009.


Contato: maxinem@ufl.edu



Ishi Angelo,


Contato: angelo@cc.musashi.ac.jp


A red flag divided into four by a white cross slightly offset to the left.
Jonathan Rodrigues


Jonathan Rodrigues é filho de brasileiros, nascido em Cambridge, Massachussetts. Crescendo neste país mas sempre intregado em grande nucleos brasileiros em Somerville, MA e posteriormente em Pompano Beach, Florida, Jonathan cresceu vendo as transformações da comunidade brasileira e se fascinou por ela. Jonathan fez faculdade na Universidade de Chicago, formando-se em ciencias politicas e estudos latino-americanos em 2012. Em Chicago conheceu o movimento imigrante, estagiando com o Illinois Coalition for Immigrant and Refugee RIghts, aonde ajudou na criação e implementação da primeira linha de ajuda para imigrantes 24/7 (1-855-Helpmyfamily). Nunca esquecendo a sua comunidade, Jonathan escreveu sua tese estudando as mudanças na comunidade brasileira no sul da Florida apos a crise economica de 2008. Hoje vive em Pompano Beach, trabalhando para organizar e concientizar a nossa comunidade em temas de direitos dos imigrantes e conscientização politica.


Contato: jon.rodrigues23@gmail.com